Assine nossa newsletter

Rua Ramiro Barcelos, 1793/302  CEP 90035-006

Porto Alegre (RS) - Brasil

Fone: +55 51 3332-8270

possibilita@possibilita.com.br

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle

Por que você está procurando errado pela carreira dos sonhos

February 22, 2019

 É preciso tempo, energia, autorreflexão, autocrescimento, coragem e disposição para ver e fazer as coisas de maneira diferente do que fomos ensinados.

 

Uma das aspirações mais comuns entre os profissionais – inclusive antes de começarem suas carreiras – é trabalhar com algo que amem. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso descobrir qual é sua paixão.

 

Eu descobri, ao longo de 13 anos atuando como coach profissional, a traçar carreiras recompensadoras, com propósito – além de deixar minha própria caminhada corporativa infeliz para administrar a empresa de consultoria/treinamento que construí). Essa é uma dúvida muito comum e a resposta não é o que as pessoas pensam. Você não “encontra” sua paixão. Você a infla de dentro para fora por meio de um trabalho interno e externo essencial.

 

Infelizmente, nós não somos ensinados na escola – e nem depois dela – sobre o que é essencial na construção de uma carreira gratificante. Enquanto isso, milhões de pessoas estão se desviando e cometendo erros dolorosos na tentativa de acertar. Eu descobri que existem 16 etapas indispensáveis para fazer isso. São ações críticas e sequenciais que precisam ser tomadas ser colocadas em prática se você quiser passar de uma vida profissional insatisfatória, sem brilho ou infeliz para uma que faça você se sentir orgulhoso e animado por estar vivo, e que lhe permita fazer uma diferença positiva significativa em seu trabalho e liderança.

 

Não é uma solução rápida ou uma vitória instantânea, e muitas pessoas simplesmente não se comprometem com essa jornada. É preciso tempo, energia, autorreflexão, autocrescimento, coragem e disposição para ver e fazer as coisas de maneira diferente do que você foi programado desde a infância para abordar a vida, os relacionamentos e o trabalho.

 

Em princípio, há três etapas fundamentais para acender a paixão dentro de você (em vez de procurá-la fora de si) e, em seguida, aprender como alavancar isso com o intuito de construir uma carreira mais feliz.

 

Veja, a seguir, quais são elas:

Construa um relacionamento íntimo consigo mesmo

Para construir uma carreira recompensadora, capaz de despertar paixão, primeiro é preciso se conhecer melhor.

 

É fascinante constatar o pouco que a maioria das pessoas sabe sobre si mesmas. Eles não podem responder às perguntas mais básicas, porém vitais, como:

1) Quais são seus talentos naturais e habilidades?

2) Quais resultados você gostaria de apoiar?

3) Como o seu trabalho se destaca dos outros?

4) Qual trabalho você mais amou e mais odiou, e por quê?

5) Quais são os pontos não negociáveis, valores e padrões de integridade que você não está disposto a comprometer?

6) O que você já fez na vida que disparou seu coração?

 

E AINDA: Como a sorte pode interferir no sucesso ou fracasso da sua carreira

Se você quer uma carreira recompensadora, capaz de despertar paixão, primeiro é preciso se conhecer melhor. Descubra o que você ama na vida, o que odeia, o que o deixa louco, os talentos e habilidades naturais que poderia usar, os resultados que gostaria de atingir e o tipo de pessoa que considera respeitável, entre outros fatores.

 

Para começar a fazer isso, responda a estas 11 perguntas:

1) Olhe atentamente para o que o atrai vida. O que você lê, assiste, ouve, segue?

2) O que o agita e perturba no mundo e o obriga a fazer algo?

3) Onde estão as pessoas que inspiram você? No que elas estão focadas?

4) Se você pudesse fazer um curso ou programa de nível universitário gratuitamente em qualquer área, qual você escolheria?

5) Quais áreas o atraem para ajudar os outros?

6) Quais habilidades ou talentos você gostaria de ter, que seria emocionante conquistar?

7) Qual área você fantasiou secretamente estar envolvido, mas se sente tolo em dizer isso em voz alta?

8) Que bagunça em sua vida pode ser transformada em uma mensagem para os outros?

9) Se você soubesse que não falharia e tudo daria certo, o que você tentaria?

10) O que você adorava fazer quando criança e deixou escapar pelos dedos?

11) Quais crenças o impedem de perseguir aquilo que mais o anima?

 

Pare de olhar muito longe

Você pode cometer grandes erros se tentar escolher uma direção de carreira apenas a partir de uma mera ideia.

Winston Churchill fez uma declaração que acredito ser verdadeira sobre carreiras: “É um erro tentar olhar muito à frente. A corrente do destino só pode ser compreendida um elo de cada vez”.

Não é eficiente e você pode cometer grandes erros se tentar escolher uma direção de carreira apenas a partir de uma mera ideia – é arriscado colocar todas as suas esperanças de sucesso em algo nunca testado por você. É preciso entender o primeiro sinal. Eu chamo esse erro de “aderir da forma errada a um emprego ou carreira antes de entender a essência do que você realmente quer”.

 

Muitos profissionais dizem que querem largar suas atuais carreiras corporativas para se tornarem autores e escreverem um livro, abrir um hostel, cantar ou atuar, trabalhar em uma organização sem fins lucrativos; atuar como professores ou advogar.

 

Mas a verdade é que a maioria dessas pessoas não tem ideia do que é a realidade física e viva dessas identidades, e se elas realmente se encaixam (normalmente não). Em segundo lugar, você investiu muito tempo em sua carreira atual. Tem certeza de que jogar tudo para o alto é o correto para você agora, ou existem elementos que você poderia preservar que o fariam feliz?

 

Comece a pensar mais profundamente sobre os motivos que estão por trás desses trabalhos que você admira. Você sonha em ser um autor respeitado para que possa, finalmente, sentir-se reconhecido por seus pontos de vista ou porque quer fazer a diferença para as pessoas de uma maneira maior? Quer se tornar advogado porque acha que isso trará status e dinheiro ou para que você possa defender uma causa específica e ajudar as pessoas a superarem desafios? Quer cantar ou atuar porque sente falta de participar de atividades criativas?

 

Olhe mais profundamente e descubra a essência do que você realmente quer. Então, comece a experimentar novas iniciativas por meio de pequenos passos que lhe permitirão vivenciar um pouco de cada coisa.

Antes de olhar muito além e encontrar aquilo que acha que é o certo para você, sem ter nenhuma pista, comece com um pequeno passo para fazer algo que o ilumine e faça seu coração bater mais rápido. Um hobby, uma causa, uma aula – envolva-se em uma ação que faz você se sentir mais vivo. Não se preocupe agora se isso vai ser sua “carreira”. Basta começar a fazer algo que permita o crescimento da sua paixão internamente e perceber como você muda a partir dela.

 

Fortaleça-se

É preciso ser capaz de separar as pessoas e as coisas que drenam a preciosa energia e o tempo de sua vida.

Para construir uma carreira incrível, as pessoas precisam de fronteiras muito maiores do que as atuais. É necessário aprender a dizer “SIM!” para o que querem e “NÃO” para o que não é mais tolerável ou possível. É preciso ser capaz de separar as pessoas e as coisas que drenam a preciosa energia e o tempo de sua vida. E é essencial começar a priorizar essa jornada de autodescoberta e autorrealização em detrimento de tantas outras coisas com as quais estamos empenhados, mas que só trazem esgotamento e desmoralização todos os dias. Se você não pode dizer “não” a situações problemáticas, então não poderá dizer “sim” ao que deseja criar.

 

Conheci muitas pessoas que perderam o contato com sua alegria e paixão interior e que têm carreiras profundamente insatisfatórias. Elas estão enredadas com os outros e comprometidas a viver a vida de uma maneira a colocar suas necessidades e desejos em segundo plano. Esses indivíduos estão habituados a ficar sobrecarregados e exaustos com todas as suas responsabilidades para com os outros e acham impossível ter tempo para o que querem. Na verdade, ser colocados em primeiro lugar é algo que os assusta.

Se você não começar a se fortalecer agora, encontrar coragem e aprender a priorizar suas próprias necessidades e desejos, simplesmente nunca sairá do caminho em direção à sua paixão, recompensa e impacto em sua vida ou carreira.

Fonte: https://forbes.uol.com.br/carreira/2019/02/por-que-voce-esta-procurando-errado-pela-carreira-dos-sonhos/

 

Please reload

Últimos posts

Conheça o poder do game "Espiral do Feedback" no desenvolvimento de Times Ágeis.

April 24, 2018

1/1
Please reload

Arquivo
Please reload